Resenha: Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?




Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia de mesmo nome.  E uma distopia e a historia ocorre em Panem, onde hoje se localiza a América do Norte, que e um pais dividido em 12 distritos, já que o 13° foi dizimado, e a capital.

A capital cria os Jogos Vorazes no intuito de mostrar para os distritos o poder deles e também para eles não se rebelarem. Os jogos acontecem da seguinte maneira: são escolhidos dois tributos, ou seja, duas pessoas, de doze a dezoito anos, uma do sexo feminino e outra do masculino, de cada um dos distritos. Esses tributos são colocados em uma arena, onde eles terão que lutar um contra o outro. O seu destino é certo: Ou você ganha, ou você morre.

A história é narrada por Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora no distrito 16, um dos distritos mais pobres. Ela vive com sua mãe e sua irmã mais nova, Prim, elas sobrevivem apenas da “caçada ilegal” que Katniss faz todo dia junto com seu melhor amigo Gale.

No dia da colheita, o dia em que são sorteados os tributos de cada distrito, Prim é sorteada e Katniss fica indignada com a situação, já que Prim só tem 12 anos, ou seja, colocou o seu nome pela primeira vez e uma única vez. Por causa disso Katniss resolve se oferecer como tributo no lugar de sua irmã.

Quando é feito o sorteio do garoto, o selecionado é Peeta Mellark, que tem – anos, e Katniss começa a se lembrar se um episódio que aconteceu a um tempo entre os dois, que mesmo sendo um simples ato, ficou marcado na vida dela.

Os dois são enviados para a capital, onde são treinados para a hora em que terão que  entrar na Arena, onde serão assistidos por toda Panem.

Eu não sei por onde começar falando desse livro, eu simplesmente amei! É um livro que faz você ficar grudado, querendo ler mais e mais, tanto que eu li ele em praticamente um dia. Jogos Vorazes com certeza está na lista de meus livros favoritos, desde que li eu não consigo pensar em outra coisa sem ser nele. Se alguns de vocês não leram ainda, leiam. Super indico!


E quem já leu o que achou?



 

Beijos!

3 comentários:

  1. Por enquanto fiquei só no filme mesmo que amei RSrs
    ótima resenha.
    Seguindo o blog!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Primeiramente eu gostaria de te parabenizar pelo blog, que é lindo demais! Adorei!
    Na verdade eu sou uma das poucas pessoas do mundo que nunca leu Jogos Vorazes e nem assistiu ao primeiro filme.
    Sabe o que é? É que eu enjoei do livro antes mesmo de ler. Sabe quando todo mundo fala de uma mesma coisa o tempo todo e só de pensar em ler já bate um cansaço? Como se a gente já tivesse lido isso mil vezes?
    Mas eu vou tomar coragem e ler. Um dia. kkkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooooi! Gostei muito da sua resenha, Mille hehe kkk
    Como você já sabe, já li a trilogia e é uma das minhas sagas favoritas -na minha opinião só perde para PJO-.

    Beijos & Queijos

    http://reading-all-the-time.blogspot.com.br

    ResponderExcluir