Resenha: A Seleção

Título Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte (Companhia das letras)

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.


É um livro distópico onde a estória ocorre em Illéa, atualmente conhecida como Estados Unidos da América. O livro é narrado por America Singer, uma jovem que vive com a família, passa por dificuldades e namora escondido.
A Illéa é dividida em 8 castas, sendo que a 1ª é casta da família da realeza e a 8ª casta é pertencente aos mendigos. America e sua família fazem parte da 5 e tem que batalhar para poderem sobreviver e não passar fome.
A Seleção acontece para que uma garota seja escolhida para casar-se com o príncipe, America é pressionada e persuadida (por sua mãe - que vê a Seleção como um meio de subir na vida e conseguir dinheiro - e pelo namorado - que diz que se ela não participar, ele se sentiria culpado por ela não ter concorrido a algo que poderia mudar a vida dela para melhor -) a se inscrever nesse "jogo", ao fazer isso, ela crê que não será selecionada, já que outras milhares de garotas se inscreveram também, para seu azar - ou sorte - ela está na lista das 35 selecionadas.

"Por acaso eu era a única pessoa a ver meus defeitos? Não era refinada. Não sabia ser mandona nem superorganizada. Na verdade eu era egoísta e geniosa, e não gostava de aparecer na frente dos outros. Não era corajosa, e esse emprego exigia coragem. Sim, emprego: não se tratava só de um casamento, mas de um cargo."

Antes de ler e até mesmo comprar esse livro, eu havia criado muitas expectativas sobre ele e eu não posso negar que ele alcançou, e até mesmo superou, todas elas.
A cada página lida desse livro, minha vontade de ler e mergulhar na história aumentava cada vez mais. Não posso negar que notei algumas breves semelhanças desse livro com Jogos Vorazes, mas são histórias completamente diferentes.
Eu quero ler o livro seguinte - "A Elite" - o mais rápido e breve possível, já que o final desse me deixou super curiosa.
É um ótimo livro e com uma leitura bem fácil, indico ele a todos vocês! 





Um comentário:

  1. Eu já estava louca pra ler esse livro -você sabe muito bem disso - e agora mais ainda, amo distopia no estilo jogos vorazes, e esse livro parece ser perfeito!! Huehuehue

    Beijos e Queijos

    http://reading-all-the-time.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir